Se existe uma coisa que os mecanismos de busca como o Google seguem ao pé da letra são suas políticas e diretrizes e caso você ou seu desenvolvedor web não as siga, é bem provável que seu site receber uma punição. Esses tipos de punições podem variar de acordo com a gravidade da infração que foi cometida — além disso o que irá determinar isso será a quantidade de irregularidades que foram detectadas.
Saiba quais são as principais punições do Google a um site
- Perder 30 posições no ranking
- Perca de 50 posições;
- Queda de 950 posições;
- Banimento do Google.
- Em outras palavras, caso seu tráfego orgânico caia de uma hora para outra, existem grandes chances de você ter recebido alguma punição.
Ao identificar qualquer uma dessas variáveis citadas acima é bem provável que seu site tenha sofrido alguma punição.
Saiba se o seu site foi punido pelo Google
- Acesso o Google Search Console e verifique se existe algum alerta alguma informação na área “Ações Manuais”;
- Faça uma busca avançada no Google usando essa técnica “site:www.seusite.com.br”. Veja se aparece listada as páginas do seu site. Caso não apareçam as páginas do seu site (ou apenas a home) isso é um indicador claro que seu site provavelmente foi banido do Google;
- Busque a pelo nome da sua empresa no Google, e veja se seu site ainda está bem posicionado? Se não estiver, isso é um indicador que provável que tenha recebido uma punição;
- Busque no Google por termos específicos de páginas que você costumava ter bom posicionamento e verifique se elas ainda continuam entre a primeira e a segunda página. Se elas não aparecem é você ter sido punido.
Conclusão
Em conclusão se nenhum dos passos mencionados acima apontou uma punição, provavelmente o que aconteceu foi que seu site perdeu relevância com alguma recente atualização do Google ou uma segunda situação que significa um aumento de concorrência. Nesse caso, a melhor coisa a se fazer seria entrar em contato com um especialista em SEO que ele poderá ajudá-lo a resolver a situação.