Tudo que você precisa saber sobre o que é o PageRank

img-autor Por: Charleston Rafael | 17 de Abril de 2019

Criado por um dos cofundadores do Google Larry Page o PageRank (PR) é uma métrica utilizada pelo mecanismo de busca do Google dentro do seu algoritmo para entender e compreender a importância que um site, blog ou página web, tem para o mecanismo de busca do Google dentro daquilo que é possível indexar na Internet. O PageRank (PR) foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page.

Compreendendo o conceito do PageRank

Simplificando o conceito do PageRank para seu melhor entendimento podemos dizer que ele é considerado uma avaliação da relevância que uma determinada página web possui. Essa relevância é apresentada ao público em uma escala numérica com uma pontuação que varia de 0 a 10, através da Toolbar do Google ou de ferramentas que simulam a ferramenta para obter esta pontuação.

Entretanto, de acordo com as patentes divulgadas pelo Google sabemos que considera este número com várias casas decimais, para facilitar esse cálculo, e além de tudo esse valor é baseado em uma escala logarítmica, ou seja, a diferença entre 1 e 2 é muito menor do que 3 para 4.

No inicio o Google mencionava que o cálculo do PageRank era dado considerando a quantidade de links que cada página recebia e também a autoridade da página estava fazendo esta linkagem, ou seja, páginas que possuíam mais autoridade passavam mais PageRank para a página que estava recebendo o link, fazendo dessa forma com que este fosse um ecossistema bem completo.

Para que você possa calcular o valor do PageRank, o Google atualmente, leva em consideração algumas variáveis como: a quantidade de links, qualidade desses links e contexto semântico no qual esses links se encontram na página que o recebe. Esses 3 pilares juntos irão informar ao mecanismo de busca do Google um valor exato em que cada link irá reforçar o valor de PageRank de uma determinada página. Caso tal página não tenha qualidade ou contexto, de nada adiantará receber dezenas, centenas ou milhares de links, pois ela nunca será popular segmento que estiver inserido. Se não houver contexto e quantidade, a página nunca terá a amplificação necessária. Sem quantidade e qualidade ela nunca terá a força suficiente para competir com outros concorrentes.

Espero ter lhe ajudado com suas dúvidas em relação ao PageRank e como é feito o modelo de medição do mecanismo de busca do Google, porém se ainda restar alguma dúvida, peço que me envie-a nos comentários!

orçamento de marketing digital

Quer Receber uma análise gratuíta do marketing digital da sua empresa?

© COPYRIGHT 2014 - 2021 - CHARLESTON RAFAEL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.