O que faz um Analista de SEO

img-autor Por: Charleston Rafael | 08 de Setembro de 2018

Olá, antes de dizer o que faz um Analista de SEO é preciso dar uma breve explicação sobre o que é SEO. Por esse motivo tentarei resumir ao máximo isso para você.

O que é SEO?

Resumindo em poucas palavras SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para websites, blogs, páginas na web e plataformas de e-commerce. A implementação dessas técnicas de otimizações visam melhorar os fatores on pages e off page da aplicação web e assim sucessivamente melhorar o posicionamento dessas páginas nos rankings orgânicos dos mecanismos de busca gerando tráfego e autoridade para o domínio da empresa.

O que é o Analista de SEO?

Analista de SEO é o profissional responsável pela implementação das estratégias e táticas que visem otimizar as páginas de sites, blogs, portais e e-commerce para que fiquem o melhor posicionada nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing… O resultado de busca orgânica a parte gratuita, esse é o principal foco a ser trabalhado pelo Analista de SEO, e para que esse profissional possa alcançar bons resultados o processo de otimização pode ser considerado de médio/longo prazo.

As principais tarefas do Analista de SEO

O profissional que quiser atuar nessa área de Analista de SEO fundamentalmente precisará ter conhecimento nos:

  • Fatores ON Page – Precisaria saber analisar o código do website, seriá muito importante para o Analista de SEO ter conhecimentos em html e CSS, URLS, Navegação e principalmente Usabilidade. Também saber avaliar o conteúdo do website para que seja muito bem compreendido para motores de busca e para os usuários que iram acessa-los.
  • Fatores OFF Page – Essa seria ao meu ver a parte mais complexa de um projeto de SEO analisar fatores externo ao site, como criar backlinks (links em outros sites) para o site que se pretende otimizar, mais que isso é preciso conseguir que esses links estejam relacionados com sites que abordam os mesmo assuntos e que estejam atrelado com o segmento do projeto.
  • Criação de Conteúdo – Não basta simplesmente criar conteúdos para os sites é preciso analisar de forma detalhada quais conteúdos a audiência está buscando em um mecanismo de busca, quais são as palavras-chave que refletem essa intenção de busca e qual será a tarefa a ser realizada pelo usuário quando chegar a essa página de destino. E preciso criar uma interação das pessoas com o conteúdo, criar uma expectativa de levar o usuário a tomar uma ação sendo ela comentar e discutir sobre o tema proposto, compartilhar nas redes sociais ou até mesmo comprar um produto/ serviço.
  • Treinar Equipes – Passar seu conhecimento e propósito para o time, mostrando a qual é a importância do SEO não só para um bom posicionamento em um mecanismo de busca mas para os negócios do cliente e o que poderá mudar futuramente quando o site estiver bem posicionado e visto pelos motores de busca.

Ensinar todo tipo de ferramenta necessário que possam ser utilizadas para ter noção e visão de como será feito o rankeamento do site.

Requisitos básicos para um Analista de SEO

Existem inúmeros requisitos básicos para um profissional que queira se tornar um Analista de SEO, mas os que são considerados essenciais estarão listados abaixo.

  • Conhecer como funciona um  mecanismos de busca
  • Noção básicas programação (html, css, php…) "Não precisa saber programar, mas precisa entender como funciona"
  • Saber pesquisar qual a melhor palavra chave e interpretar os resultados de busca para ela para assim poder definir a melhor estratégia para o site.
  • Saber utilizar as Redes Sociais para alavancar o desenvolvimento de estratégias para ajuda no SEO.
  • Conhecer técnicas de SEO  e saber aplica-las.
  • Desenvolver estratégias de posicionamento.
  • Utilizar ferramentas para análise de desenvolvimento e resultados.
  • Conhecimento em xml.

Diferenciais do Analista de SEO

  • Usabilidade
  • Inglês
  • Programação
  • Google Analytics
  • Marketinge e Propaganda.
  • Experiência

Se você tiver ainda alguma dúvida ou pergunta sobre como você pode se tornar um profissional de SEO,  deixe um comentário.

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