Você saiba o que faz um Redator Web?

img-autor Por: Charleston Rafael | 14 de Outubro de 2018

A profissão de redator web pode ser considerada a escolha ideal para a pessoa que seja apaixonada por leitura e que também deseje uma profissão moderna que muitas vezes abre as portas à tão almejada independência financeira. Entre as  poucas carreiras que estão conectadas com o futuro podemos dizer que a de redator web é uma delas.

Você poderá ter em muitos casos autonomia para gerenciar a rotina de tarefas a executar e por consequência a remuneração que desejar pois isso irá variar conforme a sua produtividade.

Ou seja pra bom entendedor meia palavra basta, isso quer dizer que dá para você ganhar uma boa quantia em dinheiro como produtor de conteúdo digital, porém não ache que isso não vai demandar de você o menor esforço, pelo contrario será muitas vezes exaustivo porém muito prazeroso.

Muitas vezes a sua rotina de trabalho poderá ser desgastante tanto física quanto emocionalmente, porque convenhamos não é fácil pra ninguém passar horas e horas durante os dias escrevendo.

Só que não é exatamente isso que afasta tantos profissionais do tão almejado caminho para o sucesso.

Como na maioria das vezes a diferença para o fracasso se encontra nas habilidades necessárias da pessoa que deseja se tornar um redator web, muitos não reúnem o que é preciso para se dar bem na carreira.

Se você deseja trilhar esse caminho e se tornar um grande redator web, continue a leitura, pois linha após linha este artigo vai mostrar as resposta que você deseja.

O que é um redator web?

Resumindo ao máximo para você o Redator web é o profissional responsável por produzir conteúdo digital. Esse tipo de profissional muitas vezes ganha a vida escrevendo artigos para blogs, sites e portais de noticias sobre os assuntos correspondentes aos segmentos dos clientes atendidos. Podendo tanto ser contratado para prestar tais serviço para agências de marketing quanto como freelancer, sem vínculo algum de emprego com qualquer empresa.

Embora para muitos profissionais a tão temida falta dos direitos trabalhistas que constam em uma carteira assinada seja vista como um risco para muitas, é bem nesse quesito que tal condição beneficia esse tipo de profissional que pode obter melhores rendimentos.

Como já deve ter dado para você perceber, o que estou querendo te dizer é sai de cena os status de empregado tradicional e entra em cena o lado empreendedor.

E é por isso que disse no inicio desse artigo que essa se encontra entre uma das  poucas profissões e carreiras que estão conectadas com o futuro. Essa é uma realidade que por vezes assusta, dada as responsabilidades que impõe.

O profissional que desejar seguir essa profissão de redator web precisará ser extremamente gestor do seu proprio tempo, a disciplina quanto a horários se torna indispensável, precisará aprender técnicas de aquisição de clientes, estabelecer contatos e parcerias estratégicas, ter pleno controle financeiro.

Ainda que você opte por ficar na informalidade e não ter um CNPJ, na prática, ele você será a sua "Eupresa".

A sua grande vantagem nesse contexto poderá ser a mesma que a sua principal desvantagem mais importante: a sua renda poderá ser variável.

Ou seja sem um salário fixo determinado, você precisará de constantes jobs para se ter alguma remuneração.

O profissional que reunir as características necessárias poderá com certeza se dar muito bem nessa carreira e por consequência experimentar o melhor de ser tão bem pago quanto você serpa capaz de produz com qualidade.

Muitas vezes os seus rendimentos financeiros serão baseados na sua própria capacidade de criar conteúdo de qualidade.

Não adianta simplesmente escrever muito e imprescindível escrever bem.

Seu objetivo e sua meta deverá ser clara se você desejar ter a tão almejada independência financeira.

O que faz um redator web

Como você já deve estar ciente e isso já foi destacado no inicio desse artigo, um redator web produz textos para a internet.

Sua área de atuação se dividi em duas principais frentes:

  • Copywriter: também conhecido de redator publicitário, sua principal função é elaborar cartas de vendas para páginas web, utilizando seu texto para conduzir o leitor a uma ação comercial.
  • Ghostwriter: também conhecido como “escritor fantasma” sua principal função é produz blog posts ou seja artigos para blogs, principalmente, cedendo os direitos sobre os textos para empresas produtoras de conteúdo ou para a própria empresa contratante.

É possível destacar ainda textos para publicações em redes sociais, que também fazem parte de uma estratégia de Content Marketing (Marketing de Conteúdo).

Porém, entretanto e todavia, a principal demanda do mercado nessa área de atuação, se concentra nas atividades desenvolvidas pelo ghostwriter que o redator web encontra as melhores oportunidades.

Se você acreditar, se dedicar e se posicionar à frente dos demais, quem pode dizer até onde irá?

Deixe sua opinião ou comentário abaixo e não esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

orçamento de marketing digital

Quer Receber uma análise gratuíta do marketing digital da sua empresa?

© COPYRIGHT 2014 - 2021 - CHARLESTON RAFAEL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.