Porque o site não aparece no Google

img-autor Por: Charleston Rafael | 11 de Janeiro de 2019

Uma das dúvidas mais comuns no que diz respeito a SEO é a seguinte pergunta: “por que as páginas no meu site não estão aparecendo nos resultados do Google?”.

Para responder esse questionamento existem alguns fatores extremamente relevantes que diz respeito a como as ferramentas de um mecanismo de busca como o Google ou Bing descobrem e indexam os conteúdos, o que muitas vezes acontece é que ao negligenciar esses fatores irá fazer com que esses conteúdos do seu site não venham a ser listados.

Para te ajudar a resolver esse problema, irei apresentar para você 4 fatores que impedem as páginas do seu site de serem exibidas pelo Google. Confira.

Utilização da Tag <meta> content="noindex"”

A utilização deste atributo content="noindex"  impede que uma página seja exibida na Pesquisa Google isso fará com que quando o Googlebot rastrear a página, ele verá essa tag e excluirá essa página inteiramente dos resultados da Pesquisa Google.

Esse erro acontece em suma maioria das vezes, porque quando os desenvolvedores web estão programando no ambiente de teste eles colocam essa meta tag e esquecem de retirá-las ao subir o site para a versão definitiva.

Links usando a Tag rel=”NoFollow”

Um dos fatores que aceleram a indexação de uma página são os links que são apontados para elas, porém muitas vezes por engano ao apontar os linkes de outras páginas acaba sendo utilizado o atributo “nofollow” nos links para a página funcionar como uma instrução para a ferramenta de busca não seguir a recomendação e ignorar o link, esse tipo de atributo em links também é adotado quando um site de terceiros menciona seu conteúdo mas diz para o mecanismo de busca desconsiderar.

Também existem casos no qual o uso desse mesmo atributo como meta tag na própria página por erro de programação mesmo é ainda pior: da mesma forma como o content="noindex" o rel=”NoFollow” serve como proibição para que as ferramentas de busca não indexarem os respectivos conteúdos.

Excesso de links em uma mesma Página

Uma tática que foi muito utilizada em um passado não tão distante e que fere as políticas e diretrizes de praticamente todos os mecanismos de busca.

O Google que atualmente é o maior buscador do mundo  tem uma política de diretriz em que recomenda uma determinada quantidade de  links por página. Essa quantidade é indicada para não sobrecarregar a leitura dos robôs de busca, que passaram a ignorar quando o número de links encontrados em uma página for maior do que o recomendado.

Não existe um limite pré definido, pois é levado em conta a autoridade da página. Porém, entretanto e todavia, é recomendado limitar o número de links dentro de uma mesma página e evitar o risco de ter urls que são importantes para sua empresa fora da indexação.

O site infringiu as regras e recebeu alguma  punição

Alguns espertinhos de plantão que fazem promessas mirabolantes como por exmplo “Garanto o seu site em primeiro lugar no Google”, se utilizam de algumas técnicas black hat (técnicas maliciosas para obter melhores posições) que em um primeiro momento podem até surtir algum resultado, mas que inevitavelmente farão com que o seu site sofra uma possível punição dos mecanismos de busca como o Google.

Para que você possa verificar se esse é o motivo que está impedindo o seu site de aparecer em um resultado de busca, faça uma busca por uma página que já seja popular (como por exemplo a página inicial do site). Se porventura ela não estiver sendo listada no resultado da busca  e o motivo não for nenhuma das causas anteriores a essa, é bem possível que tenha sofrido uma punição, para identificar o motivo da penalidade, corrigir e fazer o pedido de reconsideração, recomendo a utilização da ferramenta Google Search Console se seu site já estiver integrado com ela, constará o motivo da penalidade, caso ainda não tenha crie uma conta faça as devidas configurações, envie o sitemap e aguarde as orientações da ferramenta para resolver esse problema.

Conclusão

Se você identificou alguma dessas situações no seu site, tendo ajustá-las o mais breve possível ou entre em contato com um especialista em SEO que ele poderá ajudá-lo a resolver a situação.

orçamento de marketing digital

Quer Receber uma análise gratuíta do marketing digital da sua empresa?

© COPYRIGHT 2014 - 2021 - CHARLESTON RAFAEL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.